Entre em contato (48) 99636-8822

O Assunto

Início / O Assunto

O sul e sudeste do país concentram a maior parte das florestas de Pinus do Brasil, e mais recentemente também os reflorestamentos de eucalipto. Devido ao clima, solo e altitude apropriados, essas espécies têm alcançado altos índices de produtividade muito superiores aos seus países de origem.

As florestas de pinus e eucalipto são diferenciadas pelo seu “multiuso” porque a mesma árvore, em seu ciclo, pode ser destinada à indústria laminadora, que a utiliza para fabricação de compensados; para a indústria de serrados, que transforma em madeira beneficiada ou é convertida em móveis; para a indústria de papel e celulose; para a indústria de MDF e, mesmo o seu resíduo, tem sido aproveitado como biomassa para geração de vapor e energia, dentre uma série de outros usos mais recentes, devido ao desenvolvimento tecnológico do beneficiamento destas madeiras.

Importante salientar que as florestas plantadas são culturas, com ciclo definido de plantio, manejo, produção e colheita, como qualquer outra cultura. Percebe-se que as florestas plantadas oferecem muitas alternativas de uso da sua produção, o que as torna atraentes para muitos investidores. Não por acaso, vemos o grande interesse de fundos de pensão e fundos de investimentos estrangeiros em adquirir florestas plantadas no Brasil. O “multiuso” gera “renda democratizada”, pois possibilita a geração de riqueza em vários segmentos da cadeia produtiva.

Para a maximização dos resultados econômicos desta atividade, faz-se necessário atender a uma série de requisitos e cuidados, desde a definição do local de plantio, escolha do tipo de mudas, critérios de densidade, desrama, controles de pragas e doenças, desbastes e corte final (corte raso).

O mercado é um dos fatores mais importantes a ser considerado para se atingir o conceito de uso múltiplo, uma vez que, se este remunera bem um determinado produto florestal, certamente exige qualidade alta de matéria prima. Por outro lado, se o produto florestal apresentar uma baixa qualidade, certamente ele terá menor valor no seu mercado.

No entanto, o gerente de uma atividade florestal tem sempre uma série de questões a administrar no seu dia a dia, que podem otimizar ou não a atividade. Estamos aqui para ajudar a tomar decisões e elaborar estratégias para que o seu investimento seja lucrativo.